ALEMANHA CORRE CONTRA O TEMPO PARA SUBSTITUIR O GÁS DA RÚSSIA, MAS CUSTOS PARA ISSO PODEM SER MUITO ALTOS
Na corrida contra o tempo para reduzir sua dependência do gás russo, a construção rápida de uma infraestrutura e o aluguel de terminais flutuantes de GNL podem custar muito mais para a Alemanha do que inicialmente se supunha. O governo alemão alugou cinco terminais flutuantes para importar gás natural liquefeito (GNL), as chamadas Unidades Flutuantes de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), para grande satisfação do vice-chanceler Robert Habeck, que elogiou sua contribuição para a segurança energética alemã. Todo esse esforço está atualmente orçado em € 6,56 bilhões, acima dos € 3 bilhões no orçamento de 2022, um valor confirmado pelo ministério. Dois terminais administrados pelo governo devem operar no final de dezembro ou início de janeiro, enquanto uma empresa privada deve inaugurar seu terminal flutuante de GNL na mesma época. Outros três FSRUs entrarão em operação no ano seguinte. Por estimativas conservadoras, os três terminais flutuantes de GNL permitiriam à Alemanha importar 15 bilhões de metros cúbicos de gás anualmente, o que equivale a cerca de um terço para aumentar a quantidade de GNL importado da Rússia em 2021. Os custos previstos foram concretizados, disse o ministério. Isso pode envolver valores para as operações e medidas adicionais de infraestrutura em terra.
“No curto prazo, o fornecimento de gás deve ser garantido, mas devemos ter cuidado para não criar excesso de capacidade fóssil para o futuro no processo”, alertou Sven Kindler, um membro verde do parlamento no comitê orçamentário. “Precisamos de mais clareza no comitê de orçamento sobre os custos e riscos dos projetos de GNL.” Berlim arranjou um quinto terminal flutuante de gás natural liquefeito (GNL) para aumentar a quantidade de GNL que o país pode importar, o que pode ser uma benção para os vizinhos sem litoral do país. Existem cerca de 60 FSRUs em todo o mundo, muitos deles em implantação de longo prazo. Quando Berlim lançou seus sensores, o interesse em fornecer terminais flutuantes de GNL era alto, apesar de sua relativa escassez. Dois dos FSRUs tinham um contrato de duração de 15 anos em vez de 10 anos, como inicialmente previsto, com a opção de reduzir a duração do contrato para 10 no próximo ano. Enquanto isso, a Alemanha também está construindo terminais de GNL em terra. Estes vêm com um preço significativamente mais alto em troca de custos operacionais mais baixos – uma estimativa de custo ainda não foi divulgada.
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